quarta-feira, 27 de maio de 2009

Talvez seja tudo um sonho

Recentemente mandei um e-mail para o meu tio com o link do Blog. Pedi que entrasse, que desse uma olhada e lida. Só para me ver e pra gente ficar mantendo o contado de outras formas. Ele achou o blog lindo. Adorou o meu jeito de escrever. Mas ele falou de algo que eu tenho (que talvez ele não saiba que eu tenha), mas que eu não consigo expressar. Sentimento Coletivo.
Isso eu tenho até demais. Pode apostar. Mas a minha revolta. A minha raiva de não poder fazer muita coisa. De não poder ir muito além das meras discussões com amigos e companheiros é tão grande, que se eu for começar a falar desse sentimento coletivo ...hmm... eu vou começar a xingar a mãe dos abortos que estão lá em Brasília.
Sim, porque se existem maiores culpados por tanta miséria, por tanta injustiça nesse país, eu acredito que são eles. E como eu ainda não descobri uma forma gentil de falar sobre isso tudo, sem partir pra baixaria (como eles fazem lá no Planalto), eu fico calada. Só observando e trabalhando tudo isso dentro da minha cabecinha avoada. Um dia eu conseguirei explicar porque eu não votarei mais em nenhum desses safados (deputados) e folgados (senados) e feriados (vereadores), enfim, desses todos ados aí. Não voto mais. Até que apareça algum que realmente mereça. Que tenha um histórico limpo e claro e que mantenha tudo isso em dia, indepentemente do cargo político que ocupe! Por quê? Porque eu tenho direito! Porque esse ado ele tem obrigação de se lixar com o que eu digo, penso e exijo. Ele só está aí porque um dia, eu fui lá perder o meu tempo e votar nele! E esse ado tem que ser tratado como um civil qualquer quando ele cometer qualquer crime! Essa história de impunidade pra esse povinho aí tem que acabar! Eles se envolvem em acidentes de carros com morte e saem impunes, escândalos de abusos sexuais contra crianças e saem impunes e entre tantos outros pequenos ou grandes delitos que, diretamente, eles cometeram ou estavam envolvidos. Diretamente envolvidos, porque eu não estou citando os que eles cometem indiretamente.
Talvez seja tudo um sonho, talvez o que eu queira, o que eu almeje pra sociedade nem seja mais possível, mas acredito que uma distribuição de renda mais justa, mais igualitária, uma melhor distribuição das oportunidades básicas (educação, segurança, saúde, comida e habitação) conquistadas pelo próprio cidadão, melhorariam muito as nossas condições. É só observar a fila do SUS, ou a localização dos conjuntos habitacionais ou como um habitante de uma comunidade é tratado pela polícia se comparado com um playboy de um bairro classe B ou A. E o sistema ainda fala de oportunidades iguais. Iguais para quem, cara pálida? Para quem tem o carro do ano ou a moto modelo não sei quanto X do ano que ainda nem chegou? Ou para aquele fulano de celular modelo USA. Está vendo?
A raiva já subiu a cabeça e eu já fiquei irada e não estou mais falando coisa com coisa.

3 comentários:

Celina Modesto disse...

Olá, Mônica! Essa semana me lembrei de você e o post sobre ter idéias enquanto se toma banho! Eu estava tomando banho e, eureka, tive uma idéia de post! Acabei o banho em 2 minutos e fui logo anotar, antes que esquecesse! hehehehe... Agora sim eu entendo o que você quis dizer naquele post!

Bem, enfim, sobre esse post de agora, eu posso comentar que eu já pensei muito sobre essas injustiças todas e me sinto super impotente por não poder mudá-las radicalmente, ou ao menos 10%. Também penso se se mudar tudo que há de errado nesse país através de meios democráticos seria o melhor meio. Sabe, nós só temos o voto e a esperança de que aquele que, em teoria, nos representa, faça algo por mim e pelos que precisam mais ainda. Isso não é muito injusto? Eu acho. E acho que é preciso muito mais do que um voto meu pra mudar isso tudo! :) Parabéns pelo post ;D

Ah, e outra coisa: eu tbm nunca fumei um baseado, pensei que fosse a unica no mundo \o/ Mas, já pintei meu cabelo (na verdade, parei de pintar e a cor está caindo, tô bicolor hahaha) e uso chapinha e secador sempre que possível (leia-se quando não estão quebrados). ;***

gabriela disse...

Oi, Mônica!

Bom, não tenho sequer idade de votar, mas acho que quem não vota tem mais esperança que os 'cidadãos ativos'. É que ainda não ficamos com peso na consciência (putos) por nada ter superado as expectativas.

Eu já pensei em nem votar, - votar pra ser roubado? - mas é nessas horas que eu penso, que não votando eu só estarei dando votos aos 'Senhores' que subornam ignorantes. É burrice.

Acho que muitas pessoas reclamam na política, reclamam e reclamam, mas na hora de ir ao mundo e se manifestar a favor dos seus desejos, não há nenhuma ação. Por isso que é bom só ficar olhando, observando, e agir no momento certo.

Belo post ;*

Marília Domingues disse...

Primeiro vou fingir que nem li o post pq vc sempre faz isso nos meus (embora meu blog não tenha o foco político-coletivo do seu).

Para colocar a hora das atualizações , vc vai em layout e na parte grande que tiver a esquerda,lá em postagens, vc clica numa ferramentinha q tem na borda, ai vai aparecer uma série de coisas que vc pode colocar na sua postagem, inclusive o horário...

Já sobre o post... já tivemos homens na história que quase conseguiram mudar essa situação, antes que tudo ficasse praticamente incontrolável como está hoje, mas sempre que surge um revolucionário, logo tratam de taxá-lo de maluco, utópico...

Já estivemos mais próximos das melhoras, quando os politicos tinham medo do povo e não o contrário, quando o poder era nosso e não eramos apenas massa de manobra....

O povo deve tomar o poder, devemos agir... é num pequeno gesto que tudo começa. Você viu o caso da nossa residência... quando palavras não foram suficientes as meninas agiram, reivindicaram seus direitos... (a primeira reforma - se bem q não foi lá essas coisas, mas...)

Toda a sociedade deveria agir assim. Sei que é meio utópico também, mas quem sente na pele, sabe. O povo pode ser pobre, mas não é burro, e só aceitam por enquanto por causa dessa politica do "é-assim-mesmo", basta alguém que os faça pensar de modo diferente e vamos mudar e tirar esse bando de FDP do poder e mandar todos eles Tomate Cru!!!